Qual câmera devo comprar?

Essa é uma das perguntas que mais escuto. Então resolvi passar algumas dicas para deixar as coisas um pouco mais claras. Algumas pessoas se enganam no que realmente devem levar em consideração na hora de escolher seu equipamento e isso pode resultar em um investimento mal feito, dores de cabeça e muitas fotos perdidas.

Tabu dos Megapixels
Você compraria um carro só porque alguém lhe falou que o motor dele é grande? Uhm.. acho que não né? Mas um motor grande não sugere que ele seja forte? Sim, sugere! Mas isso não é tudo que você precisa saber sobre o motor e sobre o carro como um todo não é?!

Comprar uma câmera se baseando na quantidade de Mega Pixels é uma bobagem bem próxima ao exemplo do carro. Este é um dos itens que se deve observar, mas está longe de ser o mais importante. Este número representa apenas as dimensões do arquivo Jpeg que será gerado a cada foto que você bater e vai fazer diferença apenas na hora de revelar uma foto grande. Não lhe assegura que terá fotos com qualidade elevada. Eu posso muito bem abrir o Paint, fazer um desenho e salvá-lo com 18 mega pixels. Esses MP são sinal de qualidade?! NÃO!

Outro exemplo são câmeras profissionais mais antigas de 6MP. Garanto que as fotos dessas câmeras dão um banho em qualquer câmera de 12MP que se vende hoje em dia. Isso está diretamente relacionado com o tamanho do sensor e o tamanho de cada pixel.

Portanto, preocupe-se com outras coisas antes de se preocupar com a quantidade de MP que a câmera tem.

O que você vai fotografar?
Costumo dizer que dentro de determinadas marcas não existe câmera ruim. A câmera pode ser boa ou não dependendo do uso que fará dela. Por exemplo, se você precisa de uma câmera para registrar momentos em família, viagens de férias, aniversários ou amigos, será muito fácil encontrar um equipamento que te atenda. Mas se perguntar se essa câmera é boa para mim a resposta será não, porque a minha necessidade como profissional é completamente diferente. Para você e a sua necessidade ela será mais que perfeita. Da mesma forma se você perguntar se a câmera que eu uso é boa, vou lhe dizer que é perfeita pra mim mas para a sua necessidade não, pois você irá utilizar 10% dos recursos que ela oferece e vai pagar muito caro por isso.

Então saiba que se você não tem interesse em aprender técnicas de fotografia, não vai tirar sua câmera do modo automático e se preocupa apenas em registrar as imagens, grande parte das câmeras que estão no mercado já são potencialmente boas para você.

Confiabilidade x Preço
Uma dos primeiros passos da pesquisa será a marca. Sempre vou falar a mesma coisa: Não compre máquinas de marcas desconhecidas por serem mais baratas. O barato vai sair mais caro com certeza. Procure marcas conhecidas como Canon, Nikon, Kodak, Pentax ou Sony. As três primeiras fabricam câmeras praticamente desde que a fotografia existe então não tem como sair desapontado escolhendo alguma delas.

Resolução
Tudo bem, apesar de não ser o item mais importante, não deixa de ser. Os novos modelos estão sendo lançados com 10MP ou mais e isso é muito mais do que suficiente para a maioria das pessoas. Para você ter uma idéia, quando revela suas fotos 10x15cm você precisaria de 2MP aproximadamente, ou seja, os 5MP das máquinas mais antigas já estariam sobrando para as necessidades básicas. Com mais que isso você já pode fazer revelações maiores para quadros e até posters. Veja na tabela abaixo uma demonstração da resolução necessária para cada tamanho de revelação.

Mas lembre-se que quanto maior for a resolução das fotos que você tira, maior será o espaço necessário para armanzená-las, tanto no cartão de memória como no computador.

Cartão de Memória
Do que adianta fazer um investimento em um equipamento bom, cheio de recursos, fazer aquela viagem dos sonhos e descobrir que precisa regrar os ‘clicks’ porque o espaço do seu cartão é limitado? Isso não é justo! Ao comprar sua máquina, saiba o quanto de espaço cada foto ocupa e não economize no cartão de memória. Cartões hoje em dia são baratos e valem cada centavo. Sem eles, sua máquina é inútil, dependendo do seu gosto por fotos, compre mais de um. É comum eu ver pessoas em eventos desesperadas porque estão com a máquina para fotografar mas o cartão de memória está cheio e esqueceram de passar para o computador. Não dá! Uma coisa que não aconselho a fazer é reduzir a resolução das fotos que está tirando. É uma forma de ocupar menos espaço no cartão, mas o dia que resolver fazer uma revelação grande de uma foto linda que você tirou, vai passar raiva porque a resolução não será suficiente, ou ainda, quando quiser fazer um corte para tirar algo indesejado, vai perder muita qualidade e estragará a foto.

Recursos
Alguns recursos são bem interessantes de usar na sua câmera e merecem atenção especial na hora da compra. São eles:

Tamanho do LCD (tela ou display): É legal ter uma boa tela de LCD para visualizar as fotos que você tirar, então procure saber se o tamanho está de acordo com o que você procura. Vale lembrar também que não é melhor a que tem LCD maior porque apesar de poder ver as imagens em uma tamanho razoável, o consumo de bateria vai ser proporcionalmente maior. É uma questão pessoal.

Zoom: É a possibilidade de aproximar a imagem que está querendo registrar sem precisar se mover. Quanto maior, maiores as possibilidades. Só não se esqueça que Zoom só existe um, o “Zoom Ótico”. Não se iluda com “Zoom Digital” pois esse nada mais é do que aumentar a foto da mesma forma que você faz no computador e isso gera uma perda grande de qualidade.

ISO: É a forma de se regular a sensibilidade à luz. Quanto maior o ISO, maior a possiblidade de se tirar fotos com pouca luminosidade. É claro que tudo tem um limite e também seus pontos negativos. Quando o ISO é muito alto, começam a aparecer “sujeiras” nas fotos, também conhecidas como “ruídos” o que obriga o fotógrafo a ponderar qual o máximo a ser utilizado em cada situação.

Anti-Shaking (Anti tremedeira ou Estabilizador de Imagens): É um recurso que algumas câmeras tem que reduzem consideravelmente as fotos tremidas. Isso é importante principalmente se sua câmera possui Zoom próximo ou superior a 10x. Quando o Zoom está no máximo, o efeito da vibração das suas mãos é potencializado o que aumenta muito o risco das fotos sairem tremidas em condições de baixa luminosidade.

Visão Noturna: Recurso legal quando se deseja tirar fotos praticamente no escuro. As fotos saem esverdeadas mas dá para “enxergar no escuro”. Mas não passa de um recurso para brincadeira, não tem tanta utilidade na minha opinião.

Bateria x Pilhas
Já tive câmeras que utilizavam pilhas e outras que utilizavam baterias. Na minha opinião as que usam baterias são melhores, pois reduzem drasticamente o vício do recarregamento e também possibilitam que a câmera informe com maior exatidão qual o nível de carga que ainda resta para ser utilizado, poupando você de surpresas desagradáveis e desligamentos repentinos da câmera por falta de energia. Tem também um ponto negativo pois você encontra facilmente pilhas para serem compradas em qualquer lugar, já as baterias devem ser compradas na especificação certa e custam mais caro. Mas mesmo assim ainda recomendo, utilize as de bateria.

Acessórios
Quando você está comprando sua primeira câmera, só precisa se certificar que ela possui os itens básicos como:
– Baterias
– Carregador de baterias
– Cartão de memória
– Cabo de comunicação com o computador (Cabo USB)
– Cabo AV (Audio/Vídeo) para poder visualizar as fotos em uma TV sem a necessidade de passar para o computador
– Manual de instruções
– Certificado de Garantia
– CD com softwares de instalação

Mas se já possuia alguma câmera e está comprando uma nova, dependendo dos acessórios que já possui, talvez vale a pena comprar uma câmera da mesma marca para poder continuar utilizando os mesmos acessórios e evitar gastos desnecessários. O exemplo mais fácil é o cartão de memória, que não é padronizado. Se você comprar uma câmera que utilize um padrão diferente de cartões, terá que desembolsar novamente para a compra deste item. Outros que podem ser reutilizados dependendo da marca e modelo:

– Baterias
– Objetivas
– Cabos de comunicação
– Flashes

Assistência Técnica
É outro ponto muito importante na hora de escolher qual marca de câmera irá comprar. Normalmente as pessoas só lembram que existe assistência técnica e sua utilidade, quando precisam dela. Quando descobrem que não existe na cidade ou região onde mora, percebem o trabalho que vão ter para arrumar a câmera. Portanto, vale a pena dar uma pesquisada se a marca que prentendem adquirir possui assitência técnica autorizada na sua região, isso te poupa muitas dores de cabeça.

Manuseio
A internet ajuda e muito na hora de pesquisar e descobrir sobre o melhor equipamento a ser adquirido. É muito importante que se faça essa pesquisa detalhadamente antes de comprar. Apesar da facilidade da internet em encontrar a câmera dos seus sonhos, nada substitui o contato direto. Vá até lojas físicas e solicite ao vendedor que você manuseie a câmera, sinta com suas próprias mãos, veja se o tamanho e o peso estão adequados à sua necessidade, pergunte mais ao vendedor sobre suas funcionalidades e características. Só depois disso tome a decisão. Nunca compre um equipamento sem saber exatamente o que está comprando.

Não deixe de postar suas dicas também para compartilhar com os leitores!

Então, é isso. Boa sorte e boas compras.

2 ideias sobre “Qual câmera devo comprar?

Deixe uma resposta